Convênio amplia fiscalização do setor elétrico no Distrito Federal

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

GERAL

Parceria aumenta atuação da agência reguladora do DF e intensifica acompanhamento dos serviços de energia elétrica

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo para fortalecer a fiscalização dos serviços de energia elétrica. Nesta sexta-feira (26), em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Buriti, a governadora Celina Leão assinou o Convênio de Cooperação nº 01/2026 entre a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Com esse convênio, conseguimos reforçar a fiscalização e dar uma resposta mais rápida para o cidadão”, declarou a governadora Celina Leão, durante a cerimônia de assinatura do acordo | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

O acordo amplia a atuação da Adasa em atividades de fiscalização e regulação do setor elétrico no DF, por meio da descentralização de competências da Aneel. O instrumento prevê que a Adasa passe a executar atividades complementares relacionadas ao setor elétrico em regime de gestão associada de serviços públicos.

Serviço qualificado

Raimundo Ribeiro, presidente da Adasa: “Temos servidores altamente qualificados e a consciência de que estamos aqui para prestar mais esse serviço à sociedade”

“Com esse convênio, conseguimos reforçar a fiscalização e dar uma resposta mais rápida para o cidadão”, enfatizou a governadora. “A  gente traz essa responsabilidade de fiscalizar para a Adasa, que já tem estrutura e profissionais habilitados.”

De acordo com o documento, a Adasa fica responsável pela execução das atividades, sempre em conformidade com as normas regulatórias federais e os requisitos técnicos e legais definidos pela Aneel.

O presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, avaliou que a agência está preparada para enfrentar o desafio: “Estamos assinando o primeiro passo. Em breve, assinaremos um plano de metas que vai especificar as atividades a serem desenvolvidas e a estrutura necessária para atingir os objetivos do convênio. Temos servidores altamente qualificados e a consciência de que estamos aqui para prestar mais esse serviço à sociedade”.

Cooperação

Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel: “Vamos atuar em conjunto para fortalecer a fiscalização e melhorar cada vez mais o serviço prestado à população”

Mesmo com a descentralização das atividades, a Aneel segue como instância superior e recursal das decisões adotadas no exercício das competências delegadas. A agência nacional também ficará responsável por acompanhar os requisitos do convênio, compartilhar avaliações institucionais e promover a interlocução com agentes do setor elétrico, consumidores e órgãos públicos.

Para o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, a parceria permitirá ampliar o trabalho já desenvolvido em benefício da população do DF. “Temos agora a etapa de definir os trabalhos que serão feitos, e serão muitos”, anunciou. “Vamos atuar em conjunto para fortalecer a fiscalização e melhorar cada vez mais o serviço prestado à população”.

Com a formalização do acordo, o Distrito Federal passou a integrar o grupo de 16 unidades da Federação que mantêm convênios de cooperação com a Aneel. O modelo já é adotado em Alagoas, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Fonte: Agência Brasília